Mitos e Verdades da dieta 'Desintoxicante'

Dieta que 'limpa' o corpo precisa ser acompanhada por um especialista.

Isso porque a restrição de alguns alimentos pode oferecer riscos à saúde.


Você já ouviu falar da dieta ‘detox’ ou ‘desintoxicante’? Ela anda ganhando adeptos e fazendo cada vez mais sucesso no Brasil porque promete “limpar” o organismo e tirar alguns nutrientes que possam estar fazendo algum mal.
Vale lembrar, porém, que não há uma dieta específica e, por isso, a recomendação é procurar um especialista caso queira "desintoxicar" o corpo, para que ele recomende um cardápio adequado, como alertou a nutricionista Rosana Raele no Bem Estar desta quinta-feira (15).
De qualquer maneira, a especialista acredita que a dieta detox pode ser um começo e um incentivo para quem precisa mudar os hábitos alimentares já que geralmente restringe alguns alimentos, como os que têm lactose, glúten, gordura, açúcar e cafeína, por exemplo - como fez o advogado Renato Sampaio, mostrado na reportagem do Phelipe Siani (veja no vídeo abaixo). Por pouco tempo, essas restrições não chegam a fazer mal, mas se permanecerem por um longo período, podem oferecer perigo ao organismo, que sentirá falta de certas substâncias.
O hepatologista Mario Kondo lembrou ainda que uma dieta muito restrita pode prejudicar também o fígado, responsável por eliminar as toxinas do corpo.
Além das restrições, excessos na alimentação e também bebida alcoólica, alimentos muito calóricos, açúcares de absorção rápida (refrigerantes e doces, por exemplo) e gordura saturada são igualmente prejudiciais porque se transformam em gordura, que se deposita no fígado, causando o que os médicos chamam de esteatose hepática.
Bem Estar - Infográfico dieta detox (Foto: Arte/G1)

Postagens populares

Seguidores