Após infarto, papai noel leva dois cardiologistas no trenó


Profissionais que trabalham nos shoppings costumam ficar acima do peso.
Médica sugere que eles usem enchimento, como no teatro.

Cláudio Altruda tem 71 anos e há 21 deles é papai noel em São Paulo. A alegria de um trabalho que faz crianças e adultos tão felizes, no entanto, acabou com um preço. Como todo papai noel que se preze, Cláudio está acima do peso. A consequência? Após um infarto, o papai noel precisou de uma cirurgia, um marcapasso e dois cardiologistas.
Se já é difícil manter a linha na dieta no fim de ano para as pessoas normais, imagina para os papais noéis. Se não fosse pelo olho atento da esposa, Cláudio admite que estaria até mais gordo.
“Como de tudo, só pedra que não, porque machuca os dentes”, brinca o papai noel. “A minha vida é um pouco sedentária. Não sou uma pessoa de fazer muitos exercícios”, reconhece. “Qualquer coisa que eu vou fazer, canso antes de começar”.
Cláudio Altruda trabalha como papai noel no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, há 12 anos (Foto: Pátio Higienópolis/Divulgação)Cláudio Altruda trabalha como papai noel no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, há 12 anos (Foto: Pátio Higienópolis/Divulgação)
O índice de massa corporal desse bom velhinho é 42, bem acima do desejado. O IMC é baseado na altura e no peso da pessoa. “Hoje, o critério de diagnóstico utilizado pela Organização Mundial da Saúde é o IMC, é ele quem dá o diagnóstico de obesidade”, explica a endocrinologista Maria Edna Melo, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
Na conta, o peso é dividido pelo quadrado da altura. O ideal é que o valor fique entre 18,5 e 25. Abaixo disso, a magreza é preocupante e pode significar desnutrição. Entre 25 e 30, a pessoa é considerada em sobrepeso. Acima de 30, já se pode falar em obesidade.
Cuidado, papais noéis
A médica Maria Edna Melo ressalta que é importante perder peso. Por mais importante que a barriga seja para compor o personagem predileto das crianças, junto a ela vem o risco de desenvolver doenças crônicas como a diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.

Postagens populares

Seguidores