Equipe dispensa Buemi e Alguersuari e coloca dupla formada por novatos
A decisão da STR foi tomada em conjunto com a RBR. Será a primeira vez desde 2006, quando a equipe italiana estreou na Fórmula 1 em substituição à Minardi, que o time aposta em uma dupla completamente nova. Franz Tost, chefe da equipe, comemorou a decisão rápida sobre os pilotos.
- Estou feliz por termos conseguido uma decisão rápida sobre nossos pilotos para 2012. Isto significa que podemos dar atenção total à próxima temporada, sem distrações. Tanto Daniel quanto Jean-Eric provaram que têm valor nos últimos anos e espero que eles possam dar uma contribuição significativa para a equipe. Daniel já tem a experiência de alguns anos e Jean-Eric provou que consegue se adaptar rapidamente a um carro de Fórmula 1 - disse Tost.
Tost também agradeceu a Buemi e Alguersuari, mas disse que a missão da STR na Fórmula 1 é dar chance a novos pilotos. Os dois estavam na equipe desde a temporada 2009.
- Tenho de agradecer a Buemi e Alguersuari pelo trabalho duro nas últimas três temporadas. Eles tiveram alguns desempenhos excelentes que ajudaram a equipe a avançar e crescer. Desejamos o melhor a eles no futuro. Entretanto, temos de lembrar que a missão da STR desde 2005 era ser o primeiro passo na Fórmula 1 para os jovens do programa de desenvolvimento da RBR. É parte da cultura de nosso time trocar a dupla de pilotos de tempos em tempos para atingir este objetivo.
Ricciardo, terceiro piloto da equipe em 2011, fez sua estreia na Fórmula 1 como titular pela Hispania. O australiano fez algumas provas impresionantes ao lado de Vitantonio Liuzzi.
- É realmente algo grande para mim, algo que eu sempre quis desde que comecei a andar pela STR nas sextas-feiras na primeira parte da temporada. Para ser honesto, ainda estou pulando de alegria. Aprendi muito na segunda parte do ano correndo 11 GPs. Quero agradecer pela oportunidade. Entrar na STR sempre foi meu objetivo, por isso tenho de agradecer à RBR.
Vergne será o terceiro francês no grid, após os anúncios de Charles Pic na Marussia e de Romain Grosjean na Lotus. Para ele, o Natal chegou mais cedo com a confirmação na STR.
- Primeiro, queria agradecer à RBR pelo apoio até agora e por acreditar que estou pronto para o desafio de correr na Fórmula 1. O Natal chegou mais cedo para mim neste ano. Após pilotar algumas vezes neste ano e no teste de novatos, estou pronto para fazer mais, ainda que exista uma grande diferença entre testar e correr. Mal posso esperar para correr em Melbourne em 2012.