experimenta carro que anda sozinho no Salão de Tóquio


Modelo é apenas para estudo, mas poderá ser testado pelo público.
Ideia, diz engenheiro, não é 'aposentar' motorista.

Luciana de OliveiraDo G1, em Tóquio - A jornalista viajou a convite da Toyota  -  https://twitter.com/#!/ProfFrancesc

É só sentar no banco de trás e relaxar... Ou melhor, é preciso o “esforço” de segurar um smartphone e apertar algumas teclas para o carro fazer todo o resto: manobrar por você, estacionar ou, se o passageiro estiver do lado de fora, ir ao encontro do dono. O veículo que anda sozinho foi apresentado pela Toyota nesta quinta-feira (1), no Salão de Tóquio.
Outras montadoras estudam recursos semelhantes: a Volkswagen, por exemplo, demonstrou em 2010 uma versão do Passat que dispensa o motorista e, mais recentemente, divulgou uma versão da Kombi com funções parecidas. O Google também fez circular nas ruas da Califórnia um carro autônomo. E neste salão a Nissan também algumas funções do tipo na forma do conceito elétrico Pivo 3, um minicarro.
Prius 'autônomo' foi testado pelo G1 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)É tudo experimental, mas, desta vez, o público que for ao salão poderá experimentar a tecnologia, a partir desta sexta (2). O passeio começa com a chamada do carro, um híbrido Prius, da mesma geração que chegará em 2012 ao Brasil. Ao apertar a tecla Drive na tela touchscreen do telefone e confirmar com a tecla Yes, o carro vem até o passsageiro. Dentro dele, o processo se repete e o volante começa a girar sozinho, o carro se move e, estranhamente, o banco do motorista está vazio.
Prius 'autônomo' foi testado pelo G1 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
No lado do carona que, no Japão, fica à esquerda, um instrutor explica o passo a passo. Mas aos pés dele está um pedal de freio para qualquer eventualidade, como num carro de auto-escola. Para fazer o teste, é preciso declarar não estar grávida, conseguir entrar e sair do carro sozinho, entre outros itens para precaução.
A aventura, no entanto, é curta. O carro sai em linha reta, faz a manobra para retornar e segue por cerca de 15 metros até parar de novo. O passageiro é “convidado” a descer e parece o fim da linha. Mas é hora de ver o veículo estacionar sozinho. Ainda de posse do smartphone, basta apertar Park e Yes e ele começa a manobra. Nada de jeitinho fácil: o carro estaciona de ré.
O experimento usa a tecnologia batizada de A.V.O.S. (Automatic Vehicle Operation System, sistema de operação automática do veículo, em inglês) e é uma das atrações da Smart Mobility City, que reúne em um pavilhão as tecnologias mais recentes de mobilidade. Lá estão os microcarros para 1 ou 2 ocupantes, como o Chevrolet EV, testado em 2010 nas ruas da China, e o protótipo elétrico Nils, da Volkswagen.
chevrolet ev volkswagen nils (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Chevrolet e Volkswagen Nils, ambos conceitos, são expostos no evento (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Futuro bem distante"Esse um sonho da nossa mente, por enquanto”, diz ol engenheiro Hiroaki Shimuzu, da divisão de Projetos Futuros da Toyota, de onde saiu o carro que anda sozinho. Ele afirma que a ideia não é a máquina substituir o motorista, mas aplicar, aos poucos, as tecnologias utilizadas para essa experiência em veículos de produção, a fim de evitar acidentes ou facilitar uma ação cada vez mais complexa nas grandes cidades: estacionar em espaços escassos e pequenos.
kowa (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Elétrico da marca Kowa, também exibido na área de mobilidade do salão (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
“Aqui no Japão todo motorista é piloto de Fórmula 1”, diz Yoshito Serita, diretor da Kowa Tmsuk, uma pequena empresa que desenvolve carros “futuristas” elétricos para uma ou duas pessoas –um tipo de modelo visto em quase todos os estandes das montadoras locais. “O espaço para estacionar é muito pequeno, tem que ser bom no volante.
       

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